História

A Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, fica situada à Rua Adélio Longo, 675, no Bairro Fazenda Santo Antônio em São José – SC.
Foi fundada em 31 de agosto de 1965 com a Lei nº 554, sendo na época Prefeito, João Adalgísio Philipi. Tem como Patrona a Vereadora Albertina Krummel Maciel. Foi inaugurada com a categoria de Escola Isolada, com uma sala de aula, e aproximadamente 30 alunos, sendo na época Professora a Senhora Maria Tereza de Oliveira.
Em 19 de julho de 1976, através  do Decreto-Lei nº 020 passou de Escola Isolada para Escola Reunida.
Em 1977, por iniciativa do então Prefeito da época, Geci Dorval Macedo Thives que, vendo as necessidades de uma nova Escola, demoliu a sala antiga e no mesmo local foi construído uma Escola com as seguintes dependências: três salas de aula, um gabinete para Diretora, uma sala para a biblioteca escolar, instalações sanitárias completas, uma cozinha e área coberta.
Em 03 de dezembro de 1980, o decreto-lei nº 1.353 propiciou a transformação de Escola Reunida em Escola Básica.
Em 1985 foi feita uma reforma nas salas existentes e construídas mais 05 salas de aula.
Em 03 de dezembro de 1998 foi inaugurada a ampliação da Escola em mais 08 salas de aula.
Atualmente contamos com  sala para Atendimento Especializado a Educação Especial, laboratório de informática, depósito para material de fanfarra, 02 sanitários masculinos  e 02 sanitários femininos, sala de professores, secretaria, refeitório, direção, especialistas, cozinha e quadra poliesportiva coberta.
Tem na Direção Geral o Senhor   Boaventura Charles Leão de Moura, e como Coordenador da EJA o Senhor Ademir Nelson Hceh. 
A Escola possui 16 salas de aula, 110 professores e funcionários, funcionando em três turnos oportunizando ensino aprendizagem para aproximadamente 820 alunos.
Possui 27 turmas de Ensino Fundamental de 1º à 8ª série, 06 turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Escola oferece ainda Projetos de Capoeira, Vôlei, Basquete, Futsal e Projeto Acelera Brasil.
É a Unidade Escolar mais antiga da Rede Municipal de Ensino com 47 anos de existência.
A Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel tem por objetivo:
“Proporcionar uma boa qualidade de Ensino, que leve o aluno a pensar, questionar, pesquisar, criticar, dando oportunidade para que seja desenvolvido o respeito mútuo, o coleguismo, a curiosidade e o gosto pelo estudo, através de Profissionais Competentes”.

BIOGRAFIA DE ALBERTINA KRUMMEL MACIEL


Patrona deste Estabelecimento de Ensino pela Lei Municipal 554 de 31/08/1965.
Albertina Krummel Maciel - mais conhecida como Dona Tide, nasceu aos 24 dias do mês de fevereiro de 1911. Filha do engenheiro Constâncio Krummel e Maria Olinda Krummel. Fez  seus estudos básicos com as irmãs do Colégio do Senhor do Bom Fim, nesta cidade.
Casou-se com José Pessoa Maciel, e deste casamento nasceram dois filhos: Constâncio e Aldo. Aos moldes de seu pai, dedicou-se a vida pública, participando ativamente, em sua comunidade no campo político e filantrópico. Foi eleita Vereadora em duas legislaturas e exerceu a Presidência da Câmara Municipal na gestão do Prefeito João Aldagísio Philipi. Desempenhou as funções de Presidente Municipal L.B.A. no governo de Irineu Borhausen.
Foi fundadora da Associação Beneficente de Santo Antônio. Faleceu repentinamente, em 23 de novembro de 1969 durante sua terceira Campanha Eleitoral para a Câmara Municipal de São José.

2 comentários:

  1. Fiquei encantada. Já havia feito busca e não encontrado nada sobre. Obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir