CATIS


Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão 

Social e Digital




Este projeto é decorrente do Programa “Inclusão Digital” - Contrato de Repasse nº 0278.740-10/2008/MCT/CAIXA. A Prefeitura disponibilizará Centros de acesso a internet em escolas e na comunidade para ampliar o processo de inclusão e educação digital de seus cidadãos e facilitar a utilização de serviços on line.
A Prefeitura Municipal de São José entende que o uso de redes de informação e conhecimento abre novas dimensões e oportunidades, sobretudo para as comunidades em situação de vulnerabilidade social, que, a partir do domínio do uso das novas tecnologias de informação, possam se desenvolver social e economicamente.
A utilização da tecnologia de maneira produtiva permite o desenvolvimento local e social a partir da inclusão digital de uma forma completa e multidisciplinar, causando impacto nas realidades mais vulneráveis, contribuindo assim, para a ampliação das condições de cidadania da população.
 

Estão sendo implantados 19 CATIS, sendo:
- 16 nos Centros de Educação Municipal;
- 01 no Centro de Atenção a Terceira Idade;
- 01 na Biblioteca Pública Municipal.
- 01 na Cidade da Criança.



CEM Antônio Francisco Machado é o primeiro a receber Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social

 


Alunos e professores do Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão) já podem usufruir com mais propriedade dos benefícios que o Projeto Cidade Digital da Prefeitura de São José oferece a toda a comunidade. Foi inaugurado na quinta-feira (05) o 1º Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social (CATIS), uma sala com computadores modernos que dá acesso à internet e que será aproveitada também para capacitação na área de informática.


“Uma grande equipe trabalhou nesse projeto para realizar o sonho do Prefeito e por consequência da população. Essa é mais uma ação que confirma a nossa preocupação em trazer a inclusão sócio-digital”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cleonny Capistrano.

Na solenidade de inauguração do Forquilhão, já foi possível conhecer como será a estrutura dos CATIS, que contarão com 12 computadores, mobiliário, projetor e lousa digital.


“Enquanto as instalações estavam sendo feitas, as crianças estavam curiosas e ansiosas para saber quando iniciariam as aulas na nova sala. É gratificante estar à frente de um projeto desses, que traz alegria e satisfação”, conta a professora Andreza Folster, responsável pelo CATIS Forquilhão.

Além de inaugurar a nova sala de informática, o Prefeito de São José, Djalma Berger, entregou certificados a 16 professores que receberam capacitação para serem monitores nos CATIS.

“Acompanhei de perto todo o processo de desenvolvimento do projeto e hoje tenho a felicidade de ver a concretização de mais uma ação que beneficia os josefenses. Agora a comunidade será capacitada para utilizar as ferramentas que dão acesso ao conhecimento e à cidadania”, afirmou o Prefeito.

Ao final do evento, Prefeito, secretários e convidados prestigiaram a apresentação de dança das crianças do Projeto Elos.


O projeto ainda será estendido a outras 13 escolas (os CEM’s Professora Maria Iracema Martins de Andrade e Antônio Francisco Machado receberão dois CATIS cada), Biblioteca Municipal, Centro de Atenção à Terceira Idade e sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. No total, são 19 CATIS.


Confira a lista dos professores que já receberam certificado de monitores do CATIS:


- Alessandra Terezinha Crozeta;


- Andreza Folster;

- Cezar Anderle;

- Deise Arlete Barea;

- Eduardo Teixeira Coelho;

- Ethel Mary Becari;

- Geovana Joenck Ferrari;

- Gilberto Ilario dos Santos;

- Giovano da Cruz Balestra;

- Helena Lohmann;

- Isabel Souza;

- José Henrique de Oliveira Gattiboni;

- Kerle Cristine Machado;

- Luciano de Oliveira;

- Maria Gorete Livramento;

- Viviana Paula Perego.
 







Inauguração do CATIS - EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel

Nossa inauguração será realizada no dia 15/08/2012 às 15:00 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário